Inauguramos nosso blog com uma postagem fundamental. Falaremos aqui de Comunicação em geral, com foco principalmente na área de Relações Públicas, mas, afinal, o que é Relações Públicas? Muita gente, mesmo dentro do campo das Comunicações não sabe ao certo do que se trata.
Relações Públicas, o que é
Segundo a Wikipédia, Relações Públicas designa a profissão e relações-públicas o profissional dessa atividade de comunicação. Relações Públicas ofertam uma variedade de funções a serem exercidas para as diversas organizações (sejam elas privadas, públicas ou do terceiro setor), sempre com vistas à manutenção do equilíbrio entre estas e os públicos com os quais interagem.
O objetivo do trabalho é o equilíbrio entre a identidade e a imagem de uma organização, focando a imagem institucional e trabalhando a relação com a opinião pública.
A Associação Brasileira de Relações Públicas propôs em 1955 o seguinte conceito para a profissão: "Relações Públicas é a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja, direta ou indiretamente, ligada".
Em outras palavras, Relações Públicas trata de fazer a ponte entre uma instituição, pública ou privada e seus vários públicos. Certo. Então qual é a diferença entre Publicidade e Relações Públicas? Digamos que o RP (chamaremos assim daqui em diante) está voltado para uma fase no processo comunicacional que antecede a Publicidade e, claro, converge com esta em vários pontos. O RP também tem um foco mais institucional que a publicidade, criando estratégias, organizando o processo comunicacional e gerenciando a imagem de uma empresa a nível de Instituição, ao passo que a publicidade trabalha mais voltada para a Marca.
Fique à vontade para perguntar no espaço destinado a comentários ou no nosso e-mail facacomunic@gmail.com
Até logo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário